
Vagos é detentor de uma zona industrial e de um parque empresarial, tornando-se estes fatores de grande atratividade para o investimento.
O Parque Empresarial de Soza, sito no concelho de Vagos, está territorialmente implantado junto à A17, entre o nó de Vagos e o nó de Ílhavo, a cerca de 5km da A25 que liga Aveiro a Vilar Formoso, a 7 Km da Universidade e do Hospital de Aveiro e bem próximo do porto de Aveiro, constituindo um projeto ajustado aos novos imperativos de ordenamento do território e de qualificação ambiental, que vai contribuir para a modernização e desenvolvimento económico da região e do país.
Com esta estrutura, o Parque Empresarial de Soza está preparado para acolher unidades empresariais de significativa dimensão. Empresas que poderão criar centenas de postos de trabalho, possibilitando o aumento da riqueza familiar e a consequente fixação das nossas gentes, nomeadamente dos jovens desta região. Além de disponibilizar a investidores nacionais e estrangeiros “um local para se fixarem e desenvolver as suas atividades, criar emprego e dinamizar a economia nacional”.
Principais vantagens do Parque Empresarial de Soza:
• Construção faseada do parque, permitindo gerir o elevado volume de investimento global e proporcionar uma evolução flexível e sustentável.
• Flexibilidade na configuração dos lotes, permitindo uma perfeita adaptação à configuração de implantação das empresas, evitando investimentos em espaços desnecessários.
• Área disponível de cerca de 330 hectares, permitindo a instalação de grandes, médias e pequenas empresas.
• Localizado no centro-norte de Portugal, entre dois nós da autoestrada A17 (Vagos e Ílhavo), próximos da A25 que liga o Porto de Aveiro à fronteira de Vilar Formoso e próximos da A1.
• Proximidade do Porto de Aveiro e do Porto de Matosinhos.
• Cercania das Universidades de Aveiro, de Coimbra e Porto com todas as vantagens que isto acarreta desde a transmissão de tecnologia, investigação, conhecimento e know-how, bem como a formação de quadros e mão-de-obra qualificada.
• Existência de vários polos de formação administrados pelas associações empresariais da região, tais como o Núcleo Empresarial de Vagos, AIDA e ACIB, e pelo Centro de Formação Profissional para qualificação de funcionário.
• Proximidade de vários polos urbanos: Vagos, Ílhavo, Aveiro e Oliveira do Bairro.
• Baixos impostos municipais, IMI com a taxa mais baixa do país e isenção de derrama durante os primeiros 10 anos.
Zona Industrial Vagos:
Localizada a Poente da Vila de Vagos, e a Sul da Estrada Florestal da Vagueira, que liga a Vila de Vagos e a Vagueira, a Zona Industrial de Vagos ocupa uma área de cerca de 115 hectares.
A Zona Industrial de Vagos encontra-se servida de todas as infraestruturas básicas e de um vasto conjunto de equipamentos e serviços que servem as cerca de 80 empresas que se encontram aí sedeadas.
As condições de acessibilidade à zona industrial são marcadas essencialmente pela existência de dois eixos principais, um deles é a ligação através da EM593 entre a Vagueira e a Vila de Vagos, onde encontra a EN109 e a ligação ao eixo estruturante A17, o outro é a estrada florestal que faz ligação à A25 e consequentemente ao Porto de Aveiro.